Lipoaspiração

Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que objetiva a remoção da gordura localizada, promovendo assim um remodelamento corporal, criando contornos mais harmônicos e melhorando a proporção entre diferentes áreas do corpo.

A lipoescultura é um termo mais recentemente difundido que caracteriza a mesma lipoaspiração e a utilização desta gordura aspirada para preenchimentos de alguma depressão corporal (lipoenxertia).

O objetivo maior da lipoaspiração e da lipoescultura não é o emagrecimento.

Como é feita?

A cirurgia é realizada através da confecção de pequenas incisões na pele para introdução de cânulas, com posterior aspiração da gordura localizada por exemplo em áreas como abdômen, culotes, costas, coxas, entre outros. As incisões geralmente, são confeccionadas em pontos estratégicos para ficarem disfarçadas em sulcos, dobras, relevos naturais ou em áreas normalmente cobertas por vestes.

Pré operatório, quais exames o médico irá solicitar?

O paciente deverá realizar exames laboratoriais, exames de imagem como por exemplo ultrassonografia e avaliações para risco cirúrgico.

Qual tipo de anestesia?

A anestesia comumente é a peridural com sedação, para as cirurgias no tronco e membros inferiores. Poderá ser geral ou mesmo local em alguns casos determinados pela equipe cirúrgico-anestésica e também de acordo com a região a ser aspirada, cirurgias associadas ou preferência do(a) paciente.

Quando irei perceber o resultado?

Geralmente, nos primeiros quatro meses já é possível notar mudanças, porém, o resultado definitivo só ocorrerá após o sexto mês.

Pós operatório, o que esperar?

  •  O paciente deverá fazer o uso de uma malha compressiva (cinta pós-cirúrgica) por aproximadamente 45 a 60 dias após a cirurgia;
  •  Realizar pequenas caminhadas é muito importante para prevenir possíveis casos de trombose;
  •  Não carregar peso por no mínimo três semanas;
  •  Retorno as atividades físicas habituais somente após o terceiro mês;
  •  Cuidados com curativos e higienização diariamente;
  •  Realizar sessões de drenagem linfática com início geralmente na primeira semana de pós-operatório, até cerca de 30 dias, ou de acordo com a avaliação médica;
  •  Não se expor ao sol sem uso de protetor solar, por pelo primeiro 3 meses após a realização da cirurgia.