Rinoplastia

Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que objetiva a melhora na aparência e nas proporções do nariz, através do remodelamento da estrutura ósteo-cartilaginosa, que em alguns casos exige até o uso de enxertos de cartilagem que podem ser retirados do septo nasal ou mesmo das orelhas.

A estrutura do nariz é extremamente complexa e varia intensamente de acordo com a raça, sexo, idade conformação hormonal, constituição óssea da face, tipo de pele etc. Assim, é fácil de compreender a complexidade desta cirurgia e as limitações técnicas que às vezes são impostas.

Alterações funcionais como dificuldades de respirar, rinites crônicas, coriza, sinusites etc. devem ser avaliadas no pré-operatório de uma rinoplastia estética, pois deformidades anatômicas nasais podem estar presentes e também deverão ser corrigidas, associando assim, cirurgia estética e funcional para a obtenção dos melhores resultados possíveis. Nestes casos pode haver a necessidade de um otorrinolaringologista para se alcançar estes resultados.

O princípio básico da rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz funcional (que permita a função respiratória normal) com traços adequados ao rosto da pessoa, em um resultado harmônico e natural.

A cirurgia

A cirurgia é realizada através de incisões nas narinas e em alguns casos, se faz necessário uma incisão na columela (barra de tecido entre as narinas), para se ter acesso as estruturas nasais. As cicatrizes resultantes são quase imperceptíveis. Alguns casos específicos, pode ser indicado reduzir a distância entre as asas nasais, resultando em cicatrizes quase imperceptíveis nestas estruturas.

Pré operatório, quais exames o médico irá solicitar?

O paciente deverá realizar exames laboratoriais, exames de imagem como por exemplo tomografia computadorizada e avaliações para risco cirúrgico.

Pós operatório, o que esperar?

  •  Os tampões nasais podem ou não serem utilizados após o término da cirurgia e permanecerão geralmente por dois dias;
  •  O curativo pode ser realizado com um molde de gesso ou uma tala (splint) de material moldável durante os primeiros 7 dias, conferindo o repouso necessário à cicatrização dos tecidos e contornando o edema – após a retirada destes moldes, o curativo é mantido com a utilização de fitas adesivas ao nariz com tempo de utilização que varia em cada caso;
  •  Repouso de atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos;
  •  O retorno as atividades físicas como academia, geralmente é permitido após o 1º mês;
  •  Deitar com o tronco elevado;
  •  As pálpebras poderão ficar inchadas e arroxeadas durante os primeiros 7 a 10 dias;
  •  O resultado final somente aparecerá após 12 meses.